image002

 

Voltar ao menu principal

BAMBÚ

Benefícios do chá de folhas de bambu - Lar Natural 

 

Bambusa "Big Green" - Green Cloud Solutions

MEU CANTINHO VERDE: APRENDENDO COM A MÃE NATUREZA

       Moda e Business - : POLÊMICA! FIBRA DE BAMBU??? PURA ENGANAÇÃO             

Benefícios do chá de folhas de bambu

Muito utilizado em países como China e Japão, o bambu e sua extraordinária versatilidade é usada da construção civil à alimentação. No Brasil, há algumas pesquisas iniciais sobre técnicas de desenvolvimento e incentivos para plantio no nordeste e no norte do Rio Grande do Sul. A Planta é também fonte de extraordinário poder medicinal, já descobertos e utilizados à milhares de anos pelas medicinas milenares Ayurveda e Chinesa.

A folha de bambu tem a concentração de Sílica mais alta em todo reino vegetal, um dos minerais mais importantes do corpo humano, atuando na construção dos ossos, cabelos e unhas; é também rico em proteínas, fibras, compostos antioxidantes e flavonoides. Poderosa antioxidante, sua ingestão equilibrada impede e remove a oxidação celular, um processo que pode causar sérios danos e até morte das células.

O chá da folha de bambu tem potencial para:

Fortalecimento Ósseo  

Fortalecimento do Cabelo

Fortalecimento das Unhas

Desintoxicação

Anti-Inflamatório

Antioxidante

Regula a Imunidade

Previne tumores

 

Aqui vai as espécies que possuem as propriedades e capacidades medicinais:

Nome popular: Bambu-açu, Gigante Verde – Bambusa vulgaris vittata

 

Nome popular: Mossô, mossó – Phyllostachys pubescens

 

Nome popular: Bambu Brasil, Brasileirinho, Gigante verde-amarelo e Bambu Imperial –Bambusa vulgaris vittata

 

As espécies citadas acima são facilmente encontradas no Brasil.

Preparando o Chá de folhas de bambu por Infusão:

Utilize as folhas de bambu frescas

Coloque-as no fundo da chaleira

Com outra panela ferva 1 copo d’água

Assim que a água começar a ferver coloque-a por cima das folhas

Deixe repousar a infusão por pelo menos 10 minutos.

Obs: Recomenda-se 7g de folhas para 1 copo de água. E a ingestão de 1 copo por dia, 2 vezes ao dia: meio copo pela manhã e meio à noite.

 

Fontes:

– * http://www.worldbamboocongress.org/program
– 10º Congresso Mundial do Bambu, Coréia 2015.
– Revista Brasileira de Horticultura Ornamental  (Artigo Técnico Dez espécies de bambus exóticos mais comuns no paisagismo no Brasil Revista)

 

Sobre o autor

Augusto Castro é massoterapeuta, reikiano, aprendiz em bio construção, músico percussionista, autodidata das terapias alternativas, mecânica quântica e da magia do corpo humano. Praticante de meditação, buscador dos princípios essenciais que regem o funcionamento do universo, explorador de novos jeitos de caminhar.

folha de bambu para pele, unhas, dentes e cabelos, funciona como um renovador, que atua de dentro para fora. Esta é uma maneira fantástica de obter nutrientes que vão deixar seu corpo com aparência mais jovem, saudável e muito mais belo. Esta planta combina nutrientes essenciais para fornecer um tratamento de beleza natural, barato e muito simples.

Usufruindo dos benefícios

Pele

O bambu é a planta com maior concentração de sílica em todo o planeta. Esta substância deixa a pele com maior elasticidade, e é fundamental para que o organismo produza colágeno.

É melhor absorvida quando as folhas de bambu são colocadas diretamente sobre a pele. Esmague-as, acrescente água quente somente o suficiente para formar um emplastro, espere ficar numa temperatura suportável por sua pele (quanto mais quente melhor), e faça uma máscara. Esta receita e excelente para bolsas sob os olhos, acne ou manchas.

Repita todos os dias por 20 minutos, e em 1 semana já verá resultados. O bambu também é ótimo para desintoxicar o corpo. Beba 

1 chá pelo menos 2 vezes na semana e logo verá os efeitos antioxidantes, principalmente na pele Dentes

A sílica reforça o trabalho do cálcio para a construção de ossos e dentes fortes. Os demais nutrientes do bambu também são benéficos para a gengiva, fortalecendo-a.

Para esta finalidade basta beber 1 chá de folhas frescas, ou secas, de maneira regular.

 Composto por 40% de sílica, por uma questão óbvia, é desta substância que o cabelo necessita para manter-se forte, saudável e em crescimento (basta olhar a formulação dos champus e condicionadores para vê-la na composição). Mas em sua forma orgânica, os efeitos são muito melhores, principalmente para deixar os fios brilhantes. Leve para ferver: 8 copos de água e duas mãos cheias de folhas secas. Deixe em ebulição por 3 minutos, desligue, tampe, e espere 1 hora antes de aplicar. Passe nos fios e, de preferência, deixe a noite inteira. Lave o cabelo na manhã seguinte como de costume. Se não for possível por toda a noite, deixe por algumas horas. Refaça de 1 a 2 vezes na semana.

Unhas

Para deixar as unhas fortalecidas e para acelerar seu crescimento, coloque 1 mão cheia de folhas de bambu secas em 2 xícaras de água fervente. Espere esfriar, coe, e deixe as mãos submersas neste chá por 20 minutos. Enxágue com água fria, e se quiser que as mãos também fiquem macias, em seguida, faça uma massagem com óleo de coco.