image002

Voltar ao menu principal

Aperta Ruão

 

 

 

APERTA-RUÃO :

 

Piper aduncum, Piper scabrum. Piper Celtidifolium, Piper Lanciolatum, Piper arborescens, Stephensia adunca, Artahnte adunca

Família - piperáceas.

Sinonímia - Tapa-buraco, Jaborandi falso, Pimenta do fruto ganchoso.

Resumo descritivo - Arbusto de até 1 metro de altura com ramos articulados e rugosos. Folhas ovais. Fruto em forma de espiga de sabor acre-picante.

Alternativa de Uso – O Aperta Ruão é adstringente. Os frutos são diuréticos e resolutivos.
- Os banhos usando as sementes são usados para tratamento de feridas.
- Chá de folhas para hemorragia e diarréia, cistite e outras inflamações.
-  Folhas, cascas e raízes mascadas usam-se para o mau hálito.

Dosagem –  Para chás - 15 gramas para 1 litro de água – 4 a 5 xícaras por dia.
* - A raiz é considerada tóxica, portanto deve ser usada com prudência e moderação

Outra

Aperta-ruão

Nome científico: Piper aduncum L.


Família: Piperaceae.

Outros nomes populares:

Pimenta de macaco, pimenta-longa, aduncum, tapa-buraco, pimenta-de-fruto-ganchoso, jaborandi-do-mato, erva-de-jaboti, matico-falso, falso-jaborandi, jaborandi, jaborandi-falso, apertaruão.

Constituintes químicos:

Propriedades medicinais: adstringente, antiofídico, colagogo, diurético, resolutivo, tônico do útero.

Indicações:

Blenorragia crônica, cistite, diarréia, disenteria, ferida crônica, fígado, hemorragia, hemorróida, inflamação, mal estomacal, mau hálito, obstrução, pielite, prolapso, queda de cabelos, rins, úlcera externa, uretrite.

Aperta-ruão serve para hemorroidas?

Conheça os benefícios da planta

Essa é uma planta utilizada para diversas finalidades, mas sua raiz é tóxica e não deve ser consumida,

O nome científico da planta aperta-ruão, nativa da Amazônia, é Piper auncum, mas você pode conhecê-lo por um de seus nomes populares, que são pimenta-longa, pimenta-de-macaco, aduncum, tapa-buraco, pimenta-de-fruto-ganchoso, jaborandi-do-mato, erva-de-jaboti e matisco-falso. Essa uma daquelas plantas utilizadas na medicina popular e passada de geração em geração, pois oferece benefícios amplos à saúde. Veja quais são.

Benefícios para a saúde

O aperta-ruão pode ser usado externamente, aplicado na pele, e também pode ser ingerido. É uma planta de uso seguro, exceto por causa da sua raiz que é tóxica, então é melhor não usar essa parte da planta. Ela tem ação antiespasmódica, tônica, carminativa e calmante.

Alívio de hemorroidas

No caso das hemorroidas, o aperta-ruão tem sua eficácia porque é uma planta que ajuda a tratar inflamações e diarreias. Então, pode-se tomar o chá e fazer banho de assento, mas é importante ir ao médico para ver em que estágio está a inflamação e ver se esse chá é apropriado em cada caso.

Problemas urinários

As propriedades da planta também auxiliam no tratamento de cistite, uretrite e blenorragia, uma doença sexualmente transmissível. Esse tratamento deve ser feito com acompanhamento médico.

Problemas de pele

Feridas simples por diferentes motivos, desde que não sejam de doenças, podem ser tratadas com banho de chá das suas sementes.

Diurético

O chá da planta tem ação diurética, ou seja, ajuda a eliminar o excesso de líquidos retidos no organismo e, assim, a reduzir as toxinas que dificultam a melhora da saúde e a perda de peso.

http://www.phitoherb.com/imagens/1x1.gif