image002

 

Voltar ao menu principal

AMEIXEIRA

Folha de Nespereira

 

http://bestofweb.com.br/wp-content/uploads/2018/01/DSC07691-1024x682.jpg

http://bestofweb.com.br/wp-content/uploads/2018/01/nesperas-beneficios.jpg

Chá da Folha da Nêspera - Ameixa Benefícios Nutrientes Contraindicação

DESCRIÇÃO: Existem dois grandes grupos de ameixeiras: as Asiático-européias (Prunus domestica L.) e as Japonesas ou Americanas (Prunus salicina L.). A Prunus domestica L. teve sua origem na região que se estende do Cáucaso, à Pérsia e à Anatólia. Prunus é um género botânico, geralmente arbóreo, mas que também pode ser arbustivo, que inclui as ameixeiras, cerejeiras, pessegueiros, damascos e amendoeiras. Tradicionalmente, é incluído na família Rosaceae, na subfamília Prunoideae ou Amygdaloideae. Por vezes, contudo, é incluído numa família à parte: Prunaceae (ou Amygdalaceae).

INDICAÇÃO: O chá de Ameixa é indicado para anemia, arteriosclerose,   bronquite,  prisão de ventre, resfriado, tosse e rouquidão.

COMO FAZER: Em um litro de água fervente, coloque 2 colheres de sopa da erva e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos.

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

Outra

Ameixa - A ameixa é produzida por uma árvore da família das Rosáceas, a ameixeira, que é originária da Pérsia, do Cáucaso e da Ásia Menor, Aclimatada nos Estados do Sul, apresenta grande número de variedades, Várias outras frutas pertencem também à família das rosáceas: amêndoa - amarela, nêspera , morango, maçã, damasco cereja, pêssego, pêra, framboesa etc.

 

Utilidades Medicinais

Anemia - A ameixa seca é rica em ferro (3,50mg por l00g) e por tanto convêm à dieta contra a anemia ferropriva (causada por carência de ferro).

Aterosclerose - Incluir copiosamente a ameixa fresca na alimentação. ajuda prevenir e a amenizar o processo.

Bronquite - Deve - se usar abundantemente a ameixa fresca e ameixa cozida. Misturar mel e própolis ao caldo do cozimento da ameixa e tomar uma colher de sopa de hora em hora.

Constipação intestinal - Tomar a ¨água de ameixas¨: deixar de molho, durante a noite, algumas ameixas e de manhã tomar água e comer as ameixas.

Resfriado - descaroçar algumas ameixas secas e assar no forno. Quando estiverem bem duras, moê-las finamente. Acrescer uma colher de sopa deste pó a uma xícara de água quente. Pingar algumas gotas de suco de limão e adoçar com um pouco de mel. Tomar quente.

Tosse - Tomar a mesma preparação indicada em resfriado, aos goles.

Uma simples infusão de uma colher (sopa) da folha picada e um litro de água fervida fazem um chá responsável por uma série de importantes benefícios à saúde, principalmente quando a bebida é combinada a uma boa alimentação e a um estilo de vida saudável.

Graças às vitaminas e minerais presentes na folha, o chá é importante para proporcionar os seguintes resultados:

Estimula a produção de insulina, o que ajuda a evitar e a tratar diabetes;

Melhora o funcionamento do pâncreas;

Melhora o movimento das mucosas (atuam na absorção de alimentos) do organismo;

Desintoxica o corpo;

Melhora a função hepática (funções do fígado);

Ajuda contra urticária, prevenindo a vermelhidão na pele e a inflamação;

Ajuda a fortalecer o sistema imunológico;

Melhora a função renal e limpa os rins;

Evita a hipertensão arterial.

E já que nós falamos da folha, por que não falarmos um pouquinho do fruto também?! Doce e picante, a nêspera é pouco conhecida, mas também faz muito bem ao corpo. Graças as suas vitaminas, antioxidantes, nutrientes e uma fibra chamada pectina, a ameixa-amarela protege o intestino de muitas doenças (o que inclui o câncer).

A fruta também auxilia na prevenção contra doenças degenerativas e é eficaz para a saúde ocular e cerebral.