Voltar ao menu principal

Resultado de imagem para ALOE VERA óleo

Resultado de imagem para ALOE VERA óleo

Resultado de imagem para ALOE VERA óleo

Resultado de imagem para ALOE VERA óleo

Benefícios e usos do óleo de aloe vera

Quer usufruir das vantagens que o óleo de aloe vera pode oferecer para sua saúde e beleza? Saiba como usá-lo!

1. Desintoxica o corpo e melhora o fluxo sanguíneo

Andrezza Ferrari, terapeuta vibracional do Espaço Humano – Terapias Complementares, de São José do Rio Preto/SP, destaca que o óleo de aloe vera é antioxidante, aumenta a circulação e atua no sistema imunológico.

Como usar: Andrezza indica a massagem com o óleo de aloe vera, que desintoxicará o corpo, melhorará o fluxo sanguíneo, além de proporcionar um aspecto aveludado para a pele.

 

2. Trata sentimentos de rejeição e culpa

Andrezza comenta que o óleo de aloe vera pode oferecer ainda benefícios do ponto de vista emocional. “No sistema emocional, libera emoções guardadas de rejeição e culpa”.

Como usar: a dica é fazer uma massagem com o óleo de aloe vera. “Por tratar emoções de rejeição e culpa, após a massagem com este óleo, é possível que a pessoa se sinta mais disposta para a vida, se sinta despertada para o autoamor, com mais alegria e confiança em si mesma”, destaca a terapeuta vibracional.

3. Ajuda a aliviar dores

 A massagem com o óleo de aloe vera ajuda ainda a diminuir a inflamação, aliviando dores, além de, naturalmente, promover relaxamento.

Como usar: você pode fazer a massagem somente com o óleo após o banho ou, se preferir, misturá-lo a um creme hidratante, massageando especialmente as áreas que estão doloridas (como, por exemplo, pernas, pés, pescoço).

4. Ajuda na cicatrização da pele e no combate à acne

Devido às suas propriedades antioxidantes, o óleo de aloe vera pode ser usado para tratar pequenos cortes e feridas. Com sua capacidade de reduzir a inflamação, pode ajudar ainda no combate à acne.

O óleo também é usado para tratar alguns problemas da pele, como psoríase, eczema e erupções cutâneas.

Como usar: o óleo pode ser aplicado diretamente na área afetada. Quem tem pele oleosa, porém, deve consultar um dermatologista antes de aplicar este ou outros óleos na face (se a ideia for combater a acne).

5. Contribui para o rejuvenescimento da pele através da aromaterapia

O óleo de aloe vera é muito utilizado na aromaterapia, contribuindo para o rejuvenescimento da pele e relaxamento da mente.

Como usar: pode ser feita a inalação através de gotas do óleo de aloe vera diluídas em água quente. Podem ser colocadas ainda algumas gotinhas do óleo diretamente na banheira, para um banho de aromaterapia (assim, o óleo penetra na pele e seu vapor também é aspirado). Outra sugestão é usar um difusor com água e gotas do óleo na casa.

6. Pode ser usado como pós-sol

Além de auxiliar em processos de queimaduras e irritações, o óleo de aloe vera pode ser utilizado como pós-sol, pois hidrata a pele, diminuindo a ardência e evitando o aparecimento de manchas de sol.

Como usar: espalhe o óleo na região que foi afetada pelo sol.

7. É aliado da saúde e beleza dos cabelos

O óleo de aloe vera é muito conhecido por ajudar a acelerar o crescimento dos cabelos.

Andrezza explica que, com o uso do óleo de aloe vera, ocorre o aumento do fluxo sanguíneo, assim, as células capilares são estimuladas. “É como se elas ‘acordassem’, evitando quedas e fortalecendo os fios”, diz.

Como usar: durante o banho, faça uma leve massagem com este óleo diretamente no couro cabeludo. Depois lave o cabelo normalmente. Andrezza acrescenta que, por suas propriedades terapêuticas, quando o óleo é utilizado na massagem dos cabelos por meio de lavagem, “desperta” também mais vitalidade, sensações relaxantes e de bem-estar. Você pode ainda fazer umectação com este óleo (uma nutrição feita exclusivamente com óleos, basta aplicar o óleo em todo o cabelo seco, deixar agir por cerca de uma hora e depois lavar normalmente).