image002

Voltar ao menu principal

BALSAMINA

 

balsamina

Resultado de imagem para Balsamina chá"

Resultado de imagem para Balsamina chá"

Medicina natural - Bálsamo (Balsamina hortensis)

- Parte utilizada: folhas.

- Indicações em caso de contusões, torções, ferimentos: usar emplastos de folhas frescas amassadas de 3 a 4 vezes ao dia.

- Indicações em caso de dores de estômago e úlcerascomer folhas ao natural ou fazer um suco com 5 folhas para ½ copo de leite ou água, de 3 a 4 vezes ao dia.

- Cultivo: propagação por estacas. A planta deve ser cultivada em locais ensolarados e com pouca umidade. Espaçamento de plantio: 0,20 por 0,30 m.

- Toxicologia: sem referências.

 definição de balsamina no dicionário espanhol

A definição de bálsamo no dicionário de Português é uma planta anual da família das Cucurbitáceas, com caules de cerca de um metro de altura, sarmentosos e cheios de gavinhas trepadeiras, folhas pequenas, cortadas, semelhantes às da videira, pedunculadas e cor verde-clara, axilar, dióica, amarela, encarnada ou esbranquiçada, e fruto capsular, alongado, vermelho-amarelado, com grandes sementes amendoadas. É uma planta americana, naturalizada na Espanha. Outro significado da balsamina no dicionário é também uma planta perene nativa do Peru, da família Balsamináceas, com um caule frondoso de cerca de meio metro de altura, folhas espessas, alternadas e lanceoladas, flores amarelas e uma fruta redonda que, quando madura, lança force a semente assim que ela for tocada. É usado na medicina como um vulnerário.